A secretaria estadual de saúde decidiu aprova a Linha de Cuidado das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, em Mato Grosso do Sul.
A decisão estabelece diretrizes para auxiliar a população com sobrepeso a buscar tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde). A resolução 228 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (12).
Dados da Vigital mostram que, em Mato Grosso do Sul, 38,8% dos adultos tinham IMC acima de 30kg/m² em 2023, ficando acima da média da região Centro-oeste (34,3%) e da nacional (33,5%).
Em 2019, o estado brasileiro com maior número de mortes atribuíveis ao excesso de peso foi o Mato Grosso do Sul, com 959,7 mortes por milhão de habitantes.
A linha de cuidado é uma ferramenta de gestão que busca promover, aos indivíduos com excesso de peso, o acesso a diversas ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas, que integrados por meio de sistemas técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.
As disposições da LCSO devem ser observadas pelos órgãos e entidades que integram o Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul e está disponível no seguinte link https://www.as.saude.ms.gov.br/lcso-ms/