Transparência

Por R$ 16,5 milhões, empreiteira de Campo Grande terá 9 meses para recapear Duque de Caxias

Serviço inclui construção de ciclovia





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A prefeitura da Capital assinou contrato de R$ 16,5 milhões para recapeamento da Avenida Duque de Caxias. O extrato foi publicado na edição desta segunda-feira (17) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A empresa Engepar Engenharia e Participações, que tem sede na Capital, terá 270 dias (cerca de nove meses) para concluir os trabalhos, contados a partir da emissão da ordem de serviço pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

O serviço será executado no trecho entre o Aeroporto Internacional e o Núcleo Industrial.

 
 

As obras serão custeadas com recursos federais repassados à Sisep. Assinam o contrato o secretário Rudi Fiorese e o representante da Engepar, Marco Menegazo Moreira.

Licitação para recapeamento da Duque de Caxias

licitação foi lançada em junho deste ano. Foram reservados recursos do Ministério da Integração Regional, viabilizados por emenda impositiva da bancada no Congresso Nacional (R$ 10 milhões) e contrapartida de recursos próprios (mais de R$ 6,7 milhões).

A pista, que receberá novo pavimento é a principal entrada da cidade para quem vem de Corumbá, Aquidauana e Terenos. Também serve de acesso ao Centro para aproximadamente 15 mil moradores dos bairros Bairros Nova Campo Grande, Vila Eliane, Serradinho e Jardim Carioca.

 

O estudo sobre o tráfego de veículos apurou que em média circulam por esta pista da Duque de Caxias mais de 11.300 veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões, fluxo gerado principalmente pelas 40 indústrias instaladas no Núcleo Industrial Indubrasil e no Polo Empresarial.

Para absorver o fluxo de 1.200 ciclistas, será revitalizada a ciclo-faixa existente a partir do Jardim Santa Mônica e está prevista a construção de 2,7 km de ciclovia. Na altura da Rua Otávio Augusto, está programada a implantação de 227 metros de defensa e assim evitar que principalmente motociclistas usem o canteiro central como atalho para atravessar de uma pista para outra. Os pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo receberão piso rígido e haverá reforço da drenagem.

Segundo a Sisep, a pesquisa que serviu de base do projeto executivo identificou trechos do pavimento bastante danificados, a capa asfáltica antiga está se “descolando” da base que precisará ser refeita.

 
 

Em agosto, a Engepar foi considerada a vencedora da licitação.