Itaporã

Câmara aprova projeto de Criação do Programa Municipal do "Pé Diabético"

O programa de autoria dos vereadores (a) Diego Campos e Regiane Pecini



Assessoria



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Câmara Municipal de Itaporã aprovou, nesta terça-feira (13) de autoria dos vereadores Diego Campos (PSDB) e Regiane Pecini (DEM), o projeto de lei de número 7, de 6 de julho de 2021, que propõe ao poder executivo a criação do programa Municipal de Saúde do Pé diabético.

O programa tem como objetivo a prevenção, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar nos pés.

Com aprovação e implementação do programa, deverão ser desenvolvidos, dentre outros serviços de podologia aos pacientes diabéticos, em datas e horários pré-agendados, e atividades educativas e campanhas de esclarecimento sobre a importância dos cuidados com os pés do paciente diabético.

O diabetes mellitus é um distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina é produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a glicose é impedida de ser absorvida pelas células, o que provoca sua elevação no sangue. A taxa normal, em jejum, é de 70 a 100 mg por 100 ml (conforme divulgado pela associação nacional de assistência ao diabético (ANAD).

O diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública, pois ao se reconhecer que a principal causa da mortalidade do mundo são as doenças cardiovasculares e o diabete contribui com 40%. Pode-se considerar que, como doença crônica, isoladamente é a maior causa de morbimortalidade em todo mundo.

Pode-se considerar que, como doença crônica, isoladamente, é a maior causa de morbimortalidade em todo mundo, configura-se como uma epidemia mundial e apresenta um grande desafio para o sistema de saúde Mundial. Atualmente, estima-se que existam 415 milhões de diabéticos no mundo, e a projeção para o ano de 2040 é de 642 milhões sendo que 46% dos diabéticos adultos não possuem diagnóstico.

O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em 2016, revela que mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, sendo que metade está sem tratamento. A doença mata mais de 60 mil pessoas por ano no Brasil.

Assessoria de Imprensa